quinta-feira, 23 de maio de 2013

Jiu jitsu e Skate são esportes?

Para mim é uma pergunta simples de responder: sim.

Mas parece que não é o que pensa o Secretário da Educação de Dracena que falou com todas as letras para os atletas do jiu jitsu e do skate que não iria ajudar estas modalidades pois para eles "isso não é esporte de gente".

Pois é, isso mesmo que você leu. Para um professor de educação física tão experiente quanto o Secretário em questão essa resposta é um espanto.

Qual foi a consequência disto? Estas modalidades não participaram de eventos em outras regiões do Estado, representando nosso município, pois não tiveram condução para poderem se locomover e, principalmente, apoio da administração municipal.

Serei justo: os atletas do jiu jitsu, de última hora, foram de carro dividindo entre os que foram ao campeonato, o valor do combustível. O pessoal do skate, quem pôde viajar com recursos próprios, foi.

Particularmente para mim, que fui atleta do judô durante 10 anos, esporte esse que surgiu justamente do jiu jitsu, escutar de um professor de educação física que esta modalidade não é esporte, é uma afronta aos meus ouvidos, à minha memória e a todos aqueles que são apaixonados por este esporte.

E o skate, é só ir todos os dias no Ginásio Dovilho Moura que, de repente, ele descubra que é uma modalidade esportiva.

4 comentários:

  1. O Secretário foi extremamente infeliz... Nossa cidade é um celeiro de atletas... Temos que respeitar todas as modalidades, inclusive as modernas que estão despontando nos últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Samuel e espero sinceramente que tenha sido apenas um lapso de fala e não desmerecimento em relação aos esportes em questão. Vamos esperar para ver os próximos capítulos.

      Excluir
  2. A secretaria tem que fazer o possível para poder apoiar todas as modalidades de esporte que aos atletas de nossa cidade for representar em outras localidades, oferecendo transporte e muitas vezes ate alimentação, como isso tira os jovens da rua oferecendo educação e lazer, talvez a prefeitura não tinha condições de oferecer o transporte ai ele foi infeliz nas suas palavras, porque muitas vezes os atletas da nossa cidade sofrem para ir participar de campeonatos em outras cidades e não é de hoje eu mesmo já tive que ir de perua e de carro próprio porque a prefeitura não tinha na época condições de oferecer um ônibus para levar a nossa equipe para um jogo fora, as vezes não eh porque o secretario não quer ajudar e porque não tem orçamento para fazer os transportes, mas acho que isso tenha que ser revisto, porque esporte, educação e saúde são prioridades em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu dileto leitor, eu concordo contigo por ser fruto do esporte. Mas não é o que os próprios atletas em questão me relataram, daí o motivo do texto. Quero crer que tenha sido apenas um lapso de fala e não desmerecimento quanto aos esportes. Vamos esperar para ver das próximas vezes.

      Excluir