segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os pássaros da praça Arthur Pagnozzi

Hoje, na sessão da Câmara, tratei na Tribuna sobre a situação que os pássaros estão causando ao nosso município com suas fezes.

Não é de hoje que essa situação tem ocasionado discussões entre ambientalistas, defensores da natureza, urbanistas e outros que gostam de opinar.

O fato é que está ficando preocupante em se tratando de saúde pública. As fezes estão impregnadas nas calçadas, nos bancos e, já, metade da praça está comprometida, não podendo-se usufruir do passeio. Contando, ainda mais, com o mal cheiro insuportável seja com sol seja com chuva.

O jornal Interativo trouxe uma bela matéria a esse respeito no dia 28 de maio deste ano, mostrando sua preocupação com a saúde pública e relatando dois casos parecidos que, com a ação do poder público, tem dado resultado: Londrina e Botucatu.

Estou somando a estes minha preocupação. E não é de hoje, pois desde fevereiro tenho insistido para que providências sejas tomadas. Inclusive dei uma sugestão através de indicação 216/13, de 8 de abril de 2013: "Indico ao Sr. Prefeito, que estude com o setor competente a possibilidade de instalar luminárias nas árvores da Praça Arthur Pagnozzi para inibir a frequência de pássaros naquele local. Os focos de luz não são prejudiciais aos pássaros e faz com que eles procurem outros locais para se alojarem, evitando assim prejuízos ambientais e a poda das árvores, o que preserva o paisagismo na praça." 

Esta foi uma idéia de uma professora de biologia, que foi um estudo de caso para um trabalho de especialização.

Quanto ao mal cheiro, usando-se hipermeabilizante, ameniza-se muito o incômodo, além da higiene.

Fora isso, eu já havia feito um requerimento em 15 de fevereiro de 2013, de número 040/13: "Considerando o alto índice de andorinhas, maritacas e outros pássaros que têm feito da Praça Arthur Pagnozzi sua morada durante o período de verão; Considerando que depois da reforma feita na praça, ela voltou a ser muito frequentada pelos munícipes, principalmente por pais que têm levado seus filhos para brincarem; Considerando que as fezes dos citados pássaros têm comprometido boa parte da área da praça, que tem sido evitada pelos munícipes e que, além disso, o mal cheiro exalado pela falta de limpeza incomoda a todos que passeiam por ali, REQUEIRO ao Sr. Prefeito Municipal o que segue:
1. Qual a frequencia da limpeza que é feita na praça?
2. Há algum projeto sendo estudado para que tal situação se resolva em relação aos animais e, consequentemente, a prevenção de doenças, já que o perigo é iminente de contaminação da população através do contato com as fezes desses animais é grande, o que  pode ocasionar sérios riscos a saúde e doenças, como por exemplo a toxoplasmose." 

A minha preocupação é legítima. E não é só minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário