terça-feira, 3 de setembro de 2013

1º a Biblioteca: Agora o acervo

Amigos, é impossível eu não comentar a reportagem da TV Fronteira de agora a noite (03.09.13) sobre o descarte do acervo de livros da Biblioteca Pública Municipal.

A semana passada descobrimos sobre a devolução de R$ 150.000,00 para o governo do Estado que serviria para a construção do prédio que abrigaria a Biblioteca Pública. Depois disto, o aluguel de um prédio para abrigar a biblioteca. E agora, o mais impressionante de todos: jogar fora um patrimônio público sem um mínimo de zelo pela coisa pública, por assim dizer.

É um absurdo o que tem sido feito com a nossa cidade. Administram a Prefeitura como se fossem o quintal da casa deles.

O mínimo que tem que se fazer é abrir um processo administrativo, como disse o próprio Secretário Penha, visto que o próprio, na mesma reportagem, só descobriram do ocorrido ontem.

Quer dizer que o fato já fora feito sem a "ciência" deles. E com a "consciência" de alguém.

E aí te pergunto: e a responsabilidade do Secretário? E a responsabilidade do Prefeito? Eles irão dizer que não sabiam de nada, mesmo?

E os diretores da pasta que cuidam da cultura? Onde estavam? Por acaso estavam fazendo turismo?

Pois o Prefeito ainda não nomeou o novo Secretário/a da Cultura.

Não posso e não podemos deixar que isso permaneça. Quero saber do ocorrido. A população vai querer saber o que está acontecendo. 

As imagens apresentadas pela reportagem da TV Fronteira são claríssimas, é só acessá-las pelo portal do ifronteira.com.

Trarei notícias.

8 comentários:

  1. Realmente está provado para que serviu a criação da secretária de cultura na atual administração da cidade, pra fazer "curtura", será que depois disso iriam comprar alguns livros dos amigos que o apoiaram, é lamentável, é a administração dos amigos, e inimigos do povo, locam prédios de amigos e deixam fechados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (a), pode ter certeza que irei atrás dos que cometeram tal atitude. Espere mais notícias.

      Excluir
  2. Caro professor Juliano, por favor me informe, existe mesmo um bibliotecário nesta biblioteca? Até agora estou horrorizada com o que aconteceu. Sou bibliotecária e sei o quanto é difícil uma biblioteca pública conseguir recursos para comprar material, seja livros, assinatura de revistas, filmes etc, por isso descartar dessa maneira é inadmissível! Existe um longo caminho para descartar um material e mandar para reciclagem é a última opção!
    Lamentável essa situação, mas enfim, precisa acontecer alguma coisa para que tomem alguma providencia, quem sabe assim a administração finalmente se dará conta de que existe uma biblioteca e que ela precisa de cuidados. Isso é básico e a população merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, vc tem toda a razão. Infelizmente isso ocorreu. O bibliotecário da Prefeitura era o Luizinho (Luiz Zaniboni), falecido recentemente. Ele preservava este acervo como se fosse seu. Eu mesmo presenciei várias vezes ele limpando livro por livro, rearranjando local para melhor preservar o acervo, mesmo num local pequeno e inadequado. Não respeitaram nem mesmo a memória de quem conseguiu preservar e aumentar o acervo nestes últimos anos.

      Excluir
    2. Caríssimo professor, só tem uma coisinha, é um problema que enfrento atualmente, sou bibliotecária, bacharel em biblioteconomia e com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. Essa profissão é regulamentada pela Lei N° 4.084, de 30 de junho de 1962 que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício (entre outras).
      Com todo respeito as pessoas que se dedicaram até então por esta biblioteca, mas por lei é necessário um bibliotecário. No Jornal interativo foi anunciado na reportagem sobre o novo prédio da biblioteca que agora tem um novo bibliotecário. Sei que teve um concurso há um ou dois anos, mas será que alguém passou, assumiu o cargo?

      Excluir
    3. Amanda vou verificar isso pra te dar uma resposta mais completa e concreta.

      Excluir
  3. de fato, não precisamos de livros
    eles são perigosos,
    fazem o povo pensar,
    e,
    quando eles pensam,
    eles reclamam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jef Bortolo, achei que nunca presenciaria tal atitude na cidade que nasci e escolhi pra viver. Realmente, me parece que é isso que estão desejando.

      Excluir