sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Discurso na REGES: Direito

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO PARA A REGES
DIREITO


É um prazer, orgulho e de extrema responsabilidade estar representando a Câmara neste grande evento.

É um prazer, pois este é um ambiente que gosto de estar. Como professor de Ensino Médio, participar duma formatura de nível superior é vivenciar a conquista de uma etapa de vida de cada um de vocês, ainda mais quando nela está uma soma considerável de ex-alunos que me deram uma satisfação imensa de poder fazer parte de sua instrução enquanto graduandos.

É um orgulho, pois daqui estão saindo profissionais que levarão não só o seu nome pessoal, seu sobrenome familiar, seu curriculum. Levará também o nome de uma instituição que tem sua matriz nesta cidade. Quando lhe perguntarem onde foi sua formação, você responderá: “Na REGES, em Dracena.”

E é de extrema responsabilidade representar a Câmara Municipal, pois não é qualquer pessoa, por mais que seja um poder constituído, como é o nosso caso, que é convidado a participar da cerimônia de uma instituição que tem nome a zelar, é reconhecida por seus grandes feitos e possui no rol de seus grandes mestres um educador conhecido nacionalmente.

São estes os motivos que nos trazem aqui a interferir na festa de vocês.

A questão de dois meses quando o país recebeu a notícia do seu principal órgão educacional, digo o MEC, as notas dos alunos graduandos de diversos cursos das faculdades e universidades através do ENADE-MEC, o Brasil conheceu quem é quem de verdade.

Quem é que faz valer uma educação e uma formação profissional condizente com o intelecto e com a prática necessária para o desenvolvimento de uma nação. E entre os cursos das melhores instituições deste país estão os cursos de CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO e DIREITO da REGES de Dracena.

Vocês, meninos e meninas, colocaram os vossos nomes, o desta instituição e o de Dracena no panteão dos deuses educacionais. Parabéns.

Então, por iniciativa dos vereadores Pedro Gonçalves Vieira, Milton Polon e este vereador que vos fala, propusemos um diploma de honra ao mérito a pessoas que participaram diretamente da vossa formação e que dedicam diuturnamente sua vida pela educação, representando todos os professores, funcionários e vocês alunos que no máximo de grau 5 tiraram nota 4 no ENADE.

Aqui, quero agradecer publicamente meus colegas vereadores que se fazem presentes e foram nominados no protocolo, que aprovaram o decreto legislativo por unanimidade.

Hoje, a REGES, é referência nacional, principalmente por ter em seu quadro, professores gabaritados e empenhados em dar a melhor formação possível. E mais, a preocupação em proporcionar a seus acadêmicos uma estrutura condizente a seu crescimento intelectual, profissional e pessoal. Isto inclusive é avaliado no ENADE e a instituição também recebeu nota 4.

Especificamente o curso de Direito, possui em seu quadro professores extremamente dedicados.

Muitos dos senhores e senhoras são advogados de referência e de muito respeito nesta cidade e região, somado aos que exercem os mais altos cargos públicos e trazem para dentro destes muros seus conhecimentos teóricos e práticos, o que eleva o nível instrucional.

Isso se reflete no exame da OAB, onde muitos destes formandos já foram aprovados. Parabéns.

Apesar de ser um legislador, não é fácil pra mim discorrer sobre o assunto num ambiente tão lúcido e erudito como este. Portanto, fiquei refletindo qual seria a melhor maneira de abordá-lo sem ferir vossos ouvidos e desrespeitar vossos conhecimentos.

Então, vou falar da minha família.

Tem determinadas coisas que a gente aprende em casa, ainda mais quando se tem uma esposa advogada: 1º. A esposa tem sempre razão; 2º. A razão está sempre com a advogada; 3º. Quando se é corintiano, como eu, atente-se a suas escolhas: no meu caso esposa palmeirense.

É .... Pensem os senhores como é minha vida.

Tivemos nosso 1º filho, que já tem 1 ano e 3 meses. Ele ainda está aprendendo a falar, mas só pára quando está dormindo. Como uma criança saudável, anda por todos os lados, mexe em tudo que lhe é possível, não se contém em segurar algum objeto em uma das mãos, as duas precisam estar preenchidas, derruba tudo no chão, dá muita gargalhada e quando quer algo que está vendo e não conseguiu pegar ainda, agarra-se as pernas do pai ou da mãe que precisam carregá-lo ao colo e aí faz o seguinte gesto: ............this..... (aponta o dedo); grita ...... ahnahnahn.....; impina seu dorso pra frente até entendermos o que quer e, aí, ele se acalma.

Nos últimos dias, começou a se encantar com as cores. Para o meu desespero: o moleque adora verde.

Costumo dizer para os amigos, em tom de brincadeira, e agora externo pra vocês, que o João Felipe puxou a inteligência da mãe e a beleza do pai.

Mas, agora, to ficando preocupado e acho que está havendo um trabalho de bastidores dentro da minha própria casa.

TO PRECISANDO DE UM ADVOGADO PRA ME SALVAR....

Estou ilustrando minha fala, de forma verdadeira e transparente, para lhes dizer que se tem algo que os cidadãos precisam é de advogado.

As leis nos direcionam e a justiça é feita de acordo com ela. “Basta ter a visão certa”, já dizia um amigo de família. Claro: ele é advogado. As leis são feitas para se ter justiça e direção certa, mas nem sempre a justiça é feita e as leis obedecidas.

Então, onde está a diferença?

Está na consciência e na índole do profissional do Direito.

Lembro sempre de uma história, contada nesta instituição, numa palestra do Prof. Cézar Saldanha, Livre Docente em Direito Constitucional, 2º homem na Receita Federal na Presidência do Fernando Henrique Cardoso: O seu pai, Juiz do Trabalho em Porto Alegre, tentava uma conciliação trabalhista entre patrão e empregado. O acordo não saía de forma alguma, pois o patrão defendia que já havia pago o que estava sendo proposto pelo empregado. Os advogados das partes debatiam incansavelmente. Depois de algumas horas e intervenções por parte do Juiz, o patrão aceitou pagar à vista e de imediato. Retirou do bolso um maço de dinheiro, contou as notas que equivaliam a dívida e jogou-as na mesa em direção a seu ex-funcionário dizendo: “Pega, isso pra mim é esmola”.

O juiz olhou para o empregado e disse: “Pega agora”.

O empregado baixou a cabeça, envergonhado, humilhado e bem devagar pegou o montante.

Foi então que o juiz voltou-se ao patrão e lhe disse: “Parabéns. O senhor é muito caridoso. É muito bom ajudar os necessitados. Agora, pague o que deve”.

Esta atitude fez diferença.

O pouco que conheço de nossos homenageados, sei o quanto eles se esforçam por mostrar, demonstrar e principalmente viver os bons princípios do Direito.

A marca que a sra. Heloísa Portugal, coordenadora do curso de Direito, é a sua paixão pelo que faz. Não me esqueço das vezes que trouxe meus alunos vestibulandos para conhecer a REGES e assistir suas palestras que são ricas, divertidas e aproxima a vida do sonho. Quantos foram os que a sra. conquistou com sua simplicidade e verdade.

O sr. Sérgio Cardoso, coordenador do núcleo de práticas jurídicas, tive o prazer de trabalhar a seu lado por um tempo. Homem de visão, que sabe fazer a leitura do cotidiano, muito preparado e fiel. Não desiste no primeiro obstáculo. Posso dizer que aprendi muito contigo em só observar suas atitudes.

O sr. Fábio Holmes Lins, diretor da Faculdade REGES de Dracena, é um homem centrado e principalmente humano. Não é qualquer pessoa que sabe ouvir e ponderar sobriamente sobre as necessidades das pessoas. Para quem ocupa um cargo de tal responsabilidade estas são características inerentes. E o sr., Fábio, as tem como dádivas.

Heloísa: Paixão.

Sérgio: Visão.

Fábio: Sobriedade.

3 características, de 3 mestres, que esta instituição tem como exemplos a serem vividos.


Que o menino Jesus nasça no coração e na família de cada um.

Deus os abençoe.

E muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário