quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Renovação do convênio do PAF

Não posso deixar de comentar a reportagem desta semana na imprensa escrita com o anúncio por parte da administração da renovação do convênio do Programa Atleta do Futuro.

Isso é uma ótima notícia.

Principalmente quando o executivo reconhece que errou absurdamente.

Digo isso pois uma das primeiras decisões da atual administração, ainda em fevereiro deste ano, foi interromper o convênio com o SESI, através da Secretaria da Educação Municipal. Até o Secretário foi a Câmara (usando a Tribuna) apresentar números, que na visão dele e do Prefeito, oneravam o município e que em nada de bom era trazido em benefício para nossas crianças.

O fato é que para não ficar mal com o SESI e com o próprio governo estadual, manteve-se o convênio na Secretaria de Esportes, sem nenhum companheirismo da Sec. da Educação, diminuindo o atendimento de 2.500 para 600 crianças.

Na referida reportagem o diretor do SENAI foi quem representou o executivo e anunciou o atendimento a 1.700 crianças de imediato, ainda abaixo do que era até dezembro de 2012.

Mas já é um recomeço. E o mais interessante, com o apoio total da Secretaria da Educação.

Quando questionamos (digo no plural pois não fui o único vereador que interviu) porque interromper algo que estava dando certo, a resposta foi que não era responsabilidade da Secretaria da Educação e sim da de Esportes. 

Disse para que se mantivesse então na Secretaria de Esportes com o apoio da de Educação. 

Fui chamado de obtuso.

Como o mundo gira, não?

Será que tiveram vergonha de estarem presentes na assinatura da renovação do convênio?

Será que o Governador chamou a atenção do Prefeito por estar interrompendo um convênio que a maioria das cidades do Estado de São Paulo estão fazendo?

Quer saber... Ainda bem que nossas crianças serão atendidas novamente.

E viva ao obtuso!!!

4 comentários:

  1. Muito bem pontuado Vereador, comentário digno de um Educador!!! Sem falar que o senhor não mencionou a vinda do sistema SESI. eu como Pai digo que estou feliz por saber que posso confiar na Educação Municipal mais do que nunca agora, esse ano ficaram entre os 3 melhores na merenda escolar, diminuiram a salsicha (meus filhos adoram, mas digo pq vi que era o que mais falavam mal na hora de reclamar), trocaram as lousas (e pra crianças com alergia, como é o caso do meus filhos, foi perfeito) Parabéns atual administração. Parabéns por fazer parte!!! Em um ano consegui perceber bastante conquistas, margem de 1 erro pra cada 10 acertos no meu modo de ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário. Sobre o sistema SESI não pontuei pois não foi aplicado ainda. Tenho informações de que é bom. Mas não o conheço. Quando isso ocorrer poderei comentar.

      Excluir
  2. Vereador Juliano. Pensei que o Senhor fosse uma pessoa mais séria e justa! Mas através desta noticia estampada no seu Blog começo a mudar a minha opinião e justifico porque: Quando estive a Câmara sustentando que o PAF não interessava a rede da Educação porque eu tinha em mente implantar uma nova metodologia da Educação Física nas escolas e foi o que fizemos durante todo o ano com Professores contratados pela Secretaria da Educação e que fizeram um excelente trabalho, pois quem acompanhou a imprensa escrita e falada pode perceber a grande mudança que aconteceu nesta área no ano de 2013.
    Para relembrar, fizemos Campeonatos de Futebol de Campo, Handebol, Voleibol Adaptado, Damas, Xadrez, Futebol de Salão e no mês de Setembro na semana da Pátria uma Olimpíada Estudantil Dracenense, a primeira criada envolvendo alunos da Rede Municipal de Educação. Sem a necessidade do PAF. No inicio do ano eu nunca falei que o PAF não prestava, apenas disse que era de competência do Esporte e não da Educação pois PAF significa PROGRAMA ATLETA DO FUTURO. No meio do ano, a Secretaria de Esportes através do seu Secretário José Carlos Barbosa juntamente com o Prefeito Municipal assinou um convênio com o SESI que está em funcionamento e o que Jornal Regional retrata na sua pagina 4 do Dia 10 de Dezembro é a Renovação do Convênio pra continuidade do ano de 2014 estabelecendo um novo numero de atletas, de 06 a 17 anos, e que está claro que alunos da Rede Municipal estarão participando do Projeto, vinculados a Secretaria de Esportes e não a de Educação. Espero que não esteja querendo dizer que partiu desse Vereador a palavra ofensiva que ai descreve, EM nenhum momento durante o encontro em que eu estive na Câmara para bate papos e esclarecimentos de altíssimo nível, onde reinou o maior respeito entre vereadores e esta pessoa, como aconteceu durante o ano inteiro em que estivemos juntos, jamais foi pronunciada a palavra Obtusa, mesmo porque esta palavra não faz parte do meu vocabulário e o meu respeito por pessoas não me permitiria jamais usar um termo tão chulo e baixo como esse. Com certeza o Senhor ouviu esta palavra em outro lugar ou de outra pessoa e esteja querendo transferi-la para mim, com o que absolutamente não concordo. Quando o Senhor escreve afirmando que o próprio Secretário disse que o PAF é de responsabilidade do Esporte e não da Educação, é exatamente o que está ocorrendo nos dias de hoje. E pra melhorar ainda mais a Educação está sendo viabilizado entre o SESI e a Prefeitura Municipal de Dracena um Convênio para implantação do Sistema SESI de Ensino na rede Municipal. É uma tomada de posição corajosa com objetivo de melhorar ainda mais a nossa Educação Municipal, pois o SESI é uma instituição séria, competente e com certeza vai nos ajudar tanto na Educação quanto no Esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Zarzur, estou honrado em saber que o senhor tem acompanhado nosso blog e mais ainda por tê-lo em debate conosco. O tenho pelo maior apreço e admiração e realmente o debate foi em altíssimo nível.
      Em relação ao que escrevo, quero reiterar que estou parabenizando a renovação do convênio. Se o senhor se lembra, à época, concordei com o senhor em encaminhar o PAF para a Secretaria de Esportes. A minha discordância foi em relação a não ter o apoio da Secretaria de Educação junto a Secretaria de Esportes. Em relação a palavra "obtuso", caso eu tenha dado a entender que saiu de sua boca na referida sessão, peço-lhe desculpas pública. Se tem algo que sempre tivemos foi um extremo respeito. Nunca tivemos do mesmo lado político, mas isso nunca nos fez deixar de respeitar um ao outro. Mas infelizmente, naquele dia fui sim chamado de obtuso. O senhor me conhece muito bem para saber que não inventaria tal difamação, principalmente em se tratando de vossa excelência. Ademais reitero que vejo com bons olhos o retorno do PAF, principalmente em relação aos professores de Educação Física do município que fazem um excelente trabalho e poderão ampliar seus dotes através deste programa. Como falei e reitero, quem está ganhando são nossas crianças. Novamente, parabéns.

      Excluir