quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Escola de cara limpa

Eu vejo todos os dias notícias nos mais variados órgãos de imprensa sobre a educação, sobre professores, sobre sala de aula, sobre alunos, agressões e mortes em escolas e, tudo isso, de uma forma informativa, não conclusiva, jogando para os que assistem ou lêem as notícias tirarem suas conclusões.

Parece até que a escola não está funcionando da maneira como se deveria e todo mundo tem uma opinião ou solução para todos os problemas que se apresentam nas notícias.

É muito fácil dar opinião sobre algo em que não se vive cotidianamente. Mas, e se você conviver com a escola todo dia, como será sua opinião?

Trabalho numa escola onde os bairros adjacentes são carentes e vejo alunos empenhados em ser alguém na vida, acreditando no ensino de seus professores e estes se dedicando ao máximo para desempenhar o melhor papel possível como educador.

Hoje, por exemplo, uma colega professora entrou em minha sala e me perguntou: "- Juliano, você poderia me fazer um favor?"; "- Claro." - respondi; "- Vá ao 8 (oitavo) ano e, por favor, elogie-os. Até os alunos que são considerados maus fizeram corretamente o que propus para a aula."

E continuou me explicando o que tinha ocorrido na aula.

Veja só: denigre-se tanto a escola de maneira geral, como se tudo o que se passa em escolas são brigas, agressões e má educação, que minha colega professora me pediu para eu elogiar os alunos.

Mudaram-se a visão do ensino, não daqueles que vivem o ensino diariamente. Os que respiram ensino acreditam nele veementemente.

Parece que a escola é um dado estatístico que aparece de vez em sempre nos meios midiáticos. 

O engraçado é que nunca perguntam na pesquisa para aqueles que vivem e convivem na escola.

Eu, por exemplo, nunca respondi a uma pesquisa. E você?

Um comentário:

  1. Infelizmente a mídia tem forte impacto sobre nós telespectadores, mas cabe a nós termos um olhar crítico e maduro aos dizeres desta. Se observarmos, seu discurso nos leva ao descrédito, à desesperança , e aos poucos acabamos nos conformamos com essa tal realidade.

    ResponderExcluir